Como usar a suplementação para manter o ganho de peso na seca?

Bois nelores em confinamento

A seca é sempre um desafio para pecuaristas porque afeta diretamente a qualidade do pasto. Sem uma boa estratégia, o gado sente essa mudança, impactando no ganho de peso e, como consequência, no lucro. 

A boa notícia é que uma suplementação bem feita pode ajudar a contornar esse período sem perder produtividade do rebanho, mesmo em períodos de escassez de pastagem. Mas não é só colocar ração no cocho, é importante ter estratégia e acompanhamento técnico para ter bons resultados. 

Por que suplementar na seca?

Durante a seca, o pasto perde proteína e energia, elementos essenciais para o gado ganhar peso. Logo, a suplementação vem para compensar essa falta de nutrientes, mantendo o desempenho e a saúde do rebanho.

Tipos de suplementação 

A escolha do suplemento deve ser feita com base nas condições da pastagem e necessidades do rebanho:

  • Suplementos proteicos: são utilizados principalmente no início da seca, quando o pasto ainda possui volume, mas baixa qualidade. Auxilia na ação dos microrganismos do rúmen para melhor absorção dos nutrientes. 
  • Proteico energético: indicada para quando o pasto já está com volume e energia limitados, ajudando no ganho de peso, especialmente para animais jovens, que demandam mais energia para o crescimento. 

No caso de animais em fase de terminação, o confinamento ou TIP (Terminação Intensiva a Pasto) podem ser boas estratégicas, com uso de concentrado no cocho e pastagem suplementar, para garantir o ganho de peso nesse período. 

Gado em confinamento se alimentando no cocho
A suplementação na seca complementa os nutrientes que o pasto não pode fornecer nessa época

Como planejar a suplementação do rebanho na seca?

Para planejar a suplementação do rebanho, é preciso considerar vários fatores, como:

  • Categoria animal;
  • Estágio produtivo;
  • Condição do pasto;
  • Custo por arroba;
  • Logística e manejo.

A suplementação é parte de um planejamento nutricional completo. Por isso, na Silveira Consultoria, guiamos a gestão da propriedade com base em números, metas zootécnicas e retorno sobre o investimento. 

Com um acompanhamento técnico especializado, ajudamos pecuaristas a tomar decisões assertivas para aumentar a rentabilidade do rebanho.

Compartilhe

Artigos Relacionados